Vídeo

Fotografias

Cartão postal com reprografia colorida do Theatro Melpômene, 1906. Fonte: Coleções Especiais da Biblioteca Central da UFES, Acervo Fotográfico MÁRIO ARISTIDES FREIRE, P. 20 Foto 297. Cartão postal com reprografia colorida do Theatro Melpômene, 1906. Fonte: Coleções Especiais da Biblioteca Central da UFES, Acervo Fotográfico MÁRIO ARISTIDES FREIRE, P. 20 Foto 297.
Cartão postal com fotografia colorizada do Theatro Melpômene. Fonte: Publicado em Facebook/Fotos Antigas do Espírito Santo, por Marcos José Andrade em 09/12/2013. Cartão postal com fotografia colorizada do Theatro Melpômene. Fonte: Publicado em Facebook/Fotos Antigas do Espírito Santo, por Marcos José Andrade em 09/12/2013.
O Theatro Carlos Gomes, inaugurado em 1927, e a Praça Costa Pereira já remodelada, em 1928. Fonte: Acervo Fotográfico do Arquivo Público Municipal de Vitória, Foto 5.364. O Theatro Carlos Gomes, inaugurado em 1927, e a Praça Costa Pereira já remodelada, em 1928. Fonte: Acervo Fotográfico do Arquivo Público Municipal de Vitória, Foto 5.364.
Desenho em bico de pena de André Carloni, representando o Largo da Conceição e o Theatro Melpômene em 1905, Vitória, 1961. Fonte: Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Acervo de Desenhos (bico de pena) de André Carloni. Desenho em bico de pena de André Carloni, representando o Largo da Conceição e o Theatro Melpômene em 1905, Vitória, 1961. Fonte: Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Acervo de Desenhos (bico de pena) de André Carloni.
Desenho do arquiteto Moacir Fraga de 1969, apresentando o Theatro Melpômene em 1922, “em dia de grande récita”. Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Espírito Santo (IPHAN-ES), Foto VTR-2611. Desenho do arquiteto Moacir Fraga de 1969, apresentando o Theatro Melpômene em 1922, “em dia de grande récita”. Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Espírito Santo (IPHAN-ES), Foto VTR-2611.
Praça Costa Pereira atualmente. O espaço deixado pelo Theatro Melpômene fica evidente no território. O palco estaria no local do edifício do Hotel/Farmácia/Lanchonete, e a plateia e áreas sociais ficavam no vazio ocupado pela mini-praça e vias de circulação da localidade. O acesso à rua Graciano Neves não seria o mesmo se o teatro ainda estivesse ali. Foto: Colette Dantas Praça Costa Pereira atualmente. O espaço deixado pelo Theatro Melpômene fica evidente no território. O palco estaria no local do edifício do Hotel/Farmácia/Lanchonete, e a plateia e áreas sociais ficavam no vazio ocupado pela mini-praça e vias de circulação da localidade. O acesso à rua Graciano Neves não seria o mesmo se o teatro ainda estivesse ali. Foto: Colette Dantas

Plantas arquitetônicas originais

Desenho da vista da Boca de Cena, Projeto do Theatro Melpômene, Filinto Santoro, 1895. Fonte: Arquivo Público do Estado do Espirito Santo – APEES. Desenho da vista da Boca de Cena, Projeto do Theatro Melpômene, Filinto Santoro, 1895. Fonte: Arquivo Público do Estado do Espirito Santo – APEES.
Planta do passeio do Theatro Melpômene, 1896. Projeto do Theatro Melpômene. Planta do passeio do Theatro, 1986. Autoria do desenho: assinatura ilegível. Prefeitura Municipal de Vitória. Fonte: Arquivo Público do Estado do Espirito Santo – APEES. Planta do passeio do Theatro Melpômene, 1896. Projeto do Theatro Melpômene. Planta do passeio do Theatro, 1986. Autoria do desenho: assinatura ilegível. Prefeitura Municipal de Vitória. Fonte: Arquivo Público do Estado do Espirito Santo – APEES.

Plantas arquitetônicas redesenhadas

Planta baixa pavimento térreo Planta baixa pavimento térreo
Planta baixa primeiro pavimento Planta baixa primeiro pavimento
Cortes AA' e BB' Cortes AA' e BB'
Corte CC' e Fachada Frontal Corte CC' e Fachada Frontal